Para hoje temos um tema que é um dos mais explorados no mundo do Marketing actualmente, mais concretamente, no que toca ao Marketing Digital. A Automatização do Marketing ao longo dos anos, tem vindo a ganhar protagonismo no dia a dia dos profissionais de Marketing. Tem sido um sistema utilizado para “maturar” audiências, conseguindo de forma efectiva a angariação de leads, sem que exista a necessidade de “mexer” no processo de vendas.

Mas deixemos de lado as introduções e passemos ao que realmente importa, saber como podemos automatizar o Marketing!

Para entender esta “robotização” é necessário primeiro, entender a sua relevância e perceber o quão importante é a construção de uma forte estratégia digital.

O facto do Content Marketing também ter sido um campo em que se investiu imenso a nível digital, levou a que se fosse obtendo um maior número de leads, o que por sua vez, levou à necessidade de extrair o potencial desta mesmas leads em larga escala. Por outras palavras, sabendo que uma forte estratégia digital, assenta em conteúdo relevante e sendo esta a essência para a angariação de leads no digital, uma coisa levou à outra! Juntando ao facto do Marketing Digital ter ganho uma dimensão gigante no mercado, levou a que os profissionais de Marketing tivessem de aproveitar a onda e retirar o máximo possível de todas estas “novas” leads, e para isso tiveram de desenvolver e aproveitar as ferramentas da Automatização de Marketing.

Com efeito, vou-vos apresentar dois factores a ter em conta no processo de Automatizar o Marketing. Dois factores que se distinguem pela capacidade de evoluírem em escala e que se desenvolvem com os consumidores.

1 – O processo de Automatização do Marketing não é tudo, não basta.

Ajuda no angariar de leads em larga escala, contudo, todo o follow-up do consumidor, continua a ser essencial. O reconhecer deste ponto é o primeiro passo para o sucesso do processo de automatizar o Marketing. Quando se gera conteúdo relevante, mais facilmente se vai conseguir gerar leads. O conteúdo optimizado fala por si, o acompanhar deste conteúdo é onde está o segredo para conseguir resultados mais segmentados e que se conseguem controlar mesmo sendo um processo constante e em larga escala. Aqui, o grande segredo acaba por ser o controlo do funil de vendas. Em cada passo, fazer um check-up e se necessário corrigir o processo, melhorando-o.

2 – Centrar o Marketing sempre no real.

Os dados e o termo leads são importantes, mas mesmo assim, são “sempre pessoas”. Não é por serem uma “simples” lead de e-mail ou Social Media que devem ser tratados de forma diferente. Se conseguirmos o equilíbrio entre as nossas ferramentas de Automatização de Marketing, canais e comportamentos, mais facilmente se consegue traduzir estas leads em dados mais concretos, como por exemplo, em gostos, idade, preferências, género, local de residência, etc. Este acaba por ser um outro desafio durante o processo de Automatização de Marketing, porque saber que lead veio de um simples click num e-mail é fácil de saber, agora perceber a qualidade desse click, é uma historia completamente diferente.

Por fim, finalizar com um exemplo mais sistematizado daquilo que nos leva a “robotizar” o Marketing:

. Converter não-leads (consumidores não habituais) em compras.

. Melhorar a eficiência do nosso funil de vendas. Passos mais completos e focados no consumidor.

. Follow-up de leads, vai gerar controlo de custos, optimizando os nossos alvos. Sabemos onde “gastar”.

. Tornar mais eficaz o nosso Call to action. Um melhor funil de vendas vai levar o consumidor numa viagem de compra diferente. Cada passo enriquece esta compra.

. Equipas de vendas mais focadas. Dados mais completos, melhores resultados

. Ciclos de vendas mais controlados. Não existe a necessidade de aumentar fases de vendas.

. Upgrades no processo de fidelização. Melhores ferramentas, que falam automaticamente por si. Bastando serem alimentadas com conteúdo relevando.

Já dizia o sábio Optimus Prime – “Marketeiros, let’s roll!”

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