Por vezes, quando faltam ideias para a escrita “Bloggica“, parece que o fim do mundo se apodera de nós. A ideia de falhar com a nossa audiência e de não sermos capazes de corresponder ao compromisso “pré-estabelecido”, é sem dúvida alguma, uma pedra no sapato de qualquer blogger. Quando se dá uma “crise criativa”, é quase como se o fim da vida blogger estivesse a dar sinais de querer acabar . Confesso…já me senti assim, e acreditem que fico mesmo “aborrecido” quando me faltam ideias para posts, para “as minhas idiotices”. Tudo, porque tenho um dever para com a minha audiência, vocês! (quero acreditar que tenho “uma audiência”). Assim, imbuída neste espírito  de “sentimento de dever e compromisso”, a idiotice de hoje vai tratar de apresentar algumas ideias para quando a coisa está má. Para quando a rolha não quer sair da nossa massa cinzenta ou então quando o cenário está envolto num cinzento a fugir para o preto.

Se formos a olhar para a esfera Blogger com atenção, podemos dizer que é um bocado como os cogumelos, cresce por tudo que é sítio, existem blogs de tudo e mais alguma coisa, e de tudo e mais alguma coisa existem blogs. Chega até a ser um contra-senso com o referido no parágrafo em cima, se existe tanta variedade de temas, como é que se dão os tais bloqueios de ideias? Pessoalmente, acho que depende muito do que se pretende aquando da publicação de alguma coisa, às vezes, estamos com um pensamento, e de repente, encontra-se um outro assunto para explorar. Um pouco ao estilo de, “é como calhar”.

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Pondo de lado estas trivialidades, passemos então às soluções para estas “rolhas mentais”. Um blog vive muito do seu conteúdo, da sua imagem, da sua comunicação com os leitores, do seu tráfico de pesquisa, etc. No fundo, “vive” da informação nele contida e de como esta é transmitida ao seu público. Conteúdos, “com “conteúdo”, chamam leitores. Conteúdos, “sem conteúdo”, facilmente passam despercebidos. Assim sendo, e para ajudar a “rechear” os blogs de coisas boas, mesmo nas alturas de menos inspiração, seguem-se algumas ideias para esse efeito.

1 Realizar concursos – Chamam a atenção, facilmente se tornam virais com a adesão em massa, o que por sua vez, gera imenso tráfico de visitas e de pesquisa.

2 “Revisões” de artigos/livros/filmes/publicações – Acrescentam valor ao conteúdo do blog, para além de que, são vistas como opiniões “honestas”, reais, pessoais e que “transparecem” sempre credibilidade.

3 Fazer guias e tutoriais – “Pegar” num conceito, numa ferramenta ou num tipo de processo e esmiuçá-lo ao máximo. Ou por passos ou por etapas, explicar “tintin por tintin” o que envolve a sua construção/execução. Enquanto couch/chair surfers pela Internet, adoramos ter a “papinha toda feita” enquanto pesquisamos por alguma coisa.

4 Entrevistar alguém – Uma “cara” estranha ao blog ligada a uma Marca/Empresa/Organização, desperta sempre curiosidade. Por outro lado, mostra o poder de influência e rede de contactos do blog.

5 Criar/Partilhar Infografias – Estão na moda e são de “fácil leitura”. Para além de terem designs chamativos, têm como propósito, conseguir compilar informação através de tópicos ou palavras chave, de forma a ser melhor transmitida e entendida.

6 Partilhar frases motivadoras e inspiradoras – O positivismo é sempre visto como algo que se quer partilhar. Fazer a diferença com as palavras. Um blog tem de mostrar que pode ser um “líder”, que pode ser um local onde os leitores encontram informação credível e útil.

7 Listas – Criar TOP’s. Por exemplo, “Top 5 Ferramentas de Marketing”. Só o nome já indicia algo pelo qual vale a pena visitar e pesquisar por.

8 Case Studies Ou fazer ou apresentar um case study, tal como no ponto 3, quando alguém pesquisa por algum assunto, procura informação com valor, o que melhor que procurar se não case studies?

8 Visão do Leitor- Prática comum nos “grandes blogs“. Basicamente, é dar voz ao “povo”. Excelente forma de interacção e de poder perceber o quanto está informada a audiência.

9 Participar e criar rotinas de guest blogging – Também algo muito comum entre blogs. Alarga horizontes, permitindo uma outra visão de um determinado assunto, e claro, aumenta a rede de contactos e o raide de acção de cada blog.

10 Resumir pontualmente informação do blog – Mensalmente, semestralmente ou anualmente, procurar analisar o que de bom foi feito e publicar como forma de reconhecimento e agradecimento para com a audiência. Por sua vez, também faz com que exista uma autocrítica, criando assim, o hábito de querer melhorar a todos os níveis. Juntando a isto, fica-se com o feedback dos leitores, podendo ser uma forma de controlar o impacto do blog nas comunidades da área a que está afecto.

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Como é óbvio, existem muitas mais alternativas para superar a “falta de ideias”. Sendo que as apresentadas, são na minha opinião, aquelas que podem estar sempre “à mão” e passíveis de serem usadas a qualquer altura. E é assim, “as rolhas foram sacadas”, agora cabe a cada um saber-se reinventar a cada publicação, continuação!

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